sábado, 19 de janeiro de 2013

ENTREVISTA: INTERNACIONAL BRASILEIRA CILENE PARANHOS



Nome e Idade? 
Cilene Pereira Paranhos, 28 anos.

Quem é Cilene? 
Fala-nos um pouco do teu percurso desportivo... 
Uma pessoa que sempre teve humildade, foco e dedicação no que sempre fiz , começei jogando em escolinhas e logo depois ,fui representar um colegio chamado Carlos Dumond de Andrade, aqui mesmo em São Paulo, logo após passei a jogar pela associação Sabesp por onde fiquei 5 anos, depois contratada pelo Equipe do Jaguaré joguei mais ou menos 6 anos ,quando houve as parcerias jaguaré/Corinthians e também jaguaré/ Palmeiras, passei pela equipe do Jacarei logo me transferi  para Santa Catarina e passei a jogar no kindermann em 2012,e na Seleção Brasileira de Futsal estou desde 2005. 


Cilene no Mundial em Oliveira de Azeméis.

Desde quando praticas o futsal e porquê o futsal? 
Desde os 7 anos. 

Como iniciou essa  paixão pelo futsal? 
Jogando com muleques na rua, e apartir daí foi como uma paixão a primeira vista. 


O que representa o futsal para ti? 
Representa o meu trabalho, o jeito que tento ganhar a vida, fazendo o que eu mais amo, jogando futsal. 

Quais as tuas referencias desportivas? 
Futsal e futebol, e apoio todas que o praticam... 

Fala-nos um pouco da tua equipa.. 
Todas as equipes por onde passei, sempre encontrei pessoas maravilhosas e otimas jogadoras, no momento estou de férias e estudando propostas. 

Quantas vezes treinas por semana? 
De segunda a sexta em 2 horários e fim de semana sempre há os jogos. 

Consideraste uma jogadora profissional ou ainda não vives apenas do futsal? 
Apesar de aqui no Brasil o futsal como tambem o Futebol feminino não é valorizado, consigo viver disso, mais sempre fazendo alguns jogos extras, porque por aqui ainda não existe o valor merecido. 

Como classificas o futsal no Brasil? 
No Brasil existe otimas jogadoras ,mais viver disso por aqui é muito dificil, então poderia classifica-lo como" Não Valorizado." 


Achas que ainda existe preconceito em torno desta modalidade no feminino? 
Sim, existe  mas quando o nosso futsal feminino conseguir mídia um dia, as pessoas vão entender mais sobre, e poderão gostar mais e apoiar suas filhas a praticar esporte . 

A nível de divulgação, achas que o Brasil está no caminho certo ou ainda tem algum percurso a percorrer? 
Não, no Brasil ainda há o preconceito sobre meninas no Futsal ,não há divulgação e ainda tem um longo caminha a percorrer. 

No último Torneio Mundial ficaram em 1º lugar... fala-nos um pouco do Mundial? 
No mundial de futsal, para mim foi ótimo voltei a Portugal, um país sem palavras pra dizer de sua organização e pessoas que acolhem muito bem nós estrangeiros, neste mundial vi muita organização pela parte dos portugueses, jogamos sempre focadas em mostrar o nosso futsal, enfrentamos equipes que estão indo no caminho certo aprendendo e jogando muito bem o futsal feminino, no mundial foi isso, enfrentamos equipes muito bem preparadas e chegamos a final com muito suor e dedicação, enfrentamos na final uma grande equipe muito bem preparada e focada e felizmente saímos com a vitória. 


Cá em Portugal o Mundial superou todas as expetativas... e na tua visão de jogadora? Correu tudo na perfeição? 
Sim, Portugal está de nota 10 em organização, mais já havia visto isso quando fomos em 2012, no Mundial Universitário, estão de parabéns!

Em 2008 você foi considerada a Melhor do Mundo pelo futsal planet/ Umbro... tem a ambição de ser de novo a nº 1? 
Não, eu sinceramente nem penso nisso, penso somente em sempre estar jogando bem, conseguir ganhar titúlos pela minha equipe e sempre mostrar um ótimo futsal, título individual é consequência de um trabalho, fiquei muito feliz com este que vou levar pra o resto de minha vida ,mas apenas faço o que sempre amei ,jogar futsal. 

Cilene no Mundial Universitário em Braga 12'

O Futsal Feminino ainda não tem prova oficial como o campeonato da europa ou do mundo, como justificas a ausência dessas provas? 
Por aqui no Brasil há a falta de investimento, e ainda há o preconceito infelizmente. 

O que achas que falta ao feminino concretizar para ter a aceitação da FiFa ou Uefa? 
Acho que falta investimento, mídia, mostrar que o futsal pode ser jogado, pode ser bonito praticado por uma mulher, é um esporte hoje praticado pelo mundo inteiro, os mundiais que já foram realizados comprova isto. 


Queres deixar uma palavra a todas as jogadoras que estão a iniciar a prática do futsal? 
Sim, meninas por mais difícil que seja o alcance de seus sonhos, nunca desista de correr atrás dele, se você gosta de jogar futsal, jogue pratique este esporte que é maravilhoso e que um dia com certeza alcançará seu objetivo, amo o futsal e recomendo, felicidades a todas. 


Por último, quer deixar uma palavra a todos os que acompanham o magiadofutsal?  
 

Agradeço imensamente pelo espaço aqui dado, e sempre que precisar estarei aqui a disposição, vocês que amam e apoiam o futsal feminino continuem assim, precisamos cada vez mais de mais adeptos a esta magia que é o nosso futsal feminino, a todos vocês o meu " muito obrigado " um grande abraço, sucesso sempre, magia do futsal OBRIGADA. 

Sem comentários:

Enviar um comentário